CARTEL ..... 12 LUTAS....... 8 VITÓRIAS ( 3 POR PONTOS - 4 POR NOCAUTES - 1 POR "WO")....... 4 DERROTA ( 2 POR PONTOS E 2 POR NOCAUTE ) CAMPEÃO BRASILEIRO DE BOXE PROFISSIONAL na Categoria Peso Pesado, Título Válido pela Confederação Brasileira de Boxe Profissional em 08/03/2014 Procuro Patrocinadores para personalização de Boné, Camiseta, Calção, Luva, Capas e Ringue - Entrar em contato nos Celulares: 055 (11) 96601-7963 / 96793-8309 com Adilson O Careca

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Por que os pugilistas pesos pesados são os mais nocauteados?





É muito comum ouvirmos que a categoria de peso mais nobre do boxe é a dos pesos pesados. 

Disputas nesta divisão historicamente atraem mais público pagante às arenas, mais vendas de pay-per-view e maiores audiências nas transmissões de televisão em todo o mundo. 

Nomes como Muhammad Ali, George Foreman, Joe Louis, Rocky Marciano e Mike Tyson sempre são e serão mais lembrados pelos fãs do que Sugar Ray Robinson, Roberto Durán, Benny Leonard ou Julio César Chávez, por exemplo.

O motivo pelo qual os pesados atraem mais curiosidade do público do que os lutadores mais leves é relativamente óbvio. Ver monstros com mais de 1,90m de altura e mais de 100 quilos trocando socos é uma experiência diferente em relação aos “comuns” meio-médios de até 1,70m de altura e 66 quilos, pessoas parecidas com a maioria da população mundial. 

Ainda que a técnica e a movimentação dos grandalhões sejam inferiores às dos pugilistas mais leves. Quando dois colossos se encontram no ringue, a probabilidade de o combate acabar em nocaute é muito maior do que em qualquer outra categoria de peso. Esta característica (incidência de nocautes), somada ao porte físico dos lutadores, é a responsável pelo enorme interesse que a categoria dos pesados provoca.

Antes de explicar porque há mais nocautes em lutas de pesos pesados, vamos avaliar alguns dados. 

A lista a seguir mostra a incidência de nocautes nas vitórias dos principais campeões(*) de cinco das dezessete categorias de peso do boxe profissional, incluindo a mais leve e a mais pesada.

Peso pesado (acima de 90,7kg): 
Wladimir Klitschko (88%);
Vitali Klitschko (91%);
David Haye (92%).

Peso cruzador (até 90,7kg): 
Marco Huck (74%);
Dennis Lebedev (75%); 
Guillermo Jones (79%).

Peso médio-ligeiro ou super meio-médio (até 69,9kg): 
Cornelius Bundrage (59%);
Floyd Mayweather Jr (60%);
Saúl Álvarez (72%).

Peso supergalo (até 55,3kg): 
Abner Mares (54%);
Nonito Donaire (62%);
Guillermo Rigondeaux (80%).

Peso minimosca (até 47,3kg): 
Moisés Fuentes (43%);
Kazuto Ioka (60%);
Nkosinathi Joyi (68%).


(*) Lutadores detentores de pelo menos um cinturão de uma das quatro principais entidades que sancionam lutas por títulos mundiais, a saber: 

Associação Mundial de Boxe (AMB);
Conselho Mundial de Boxe (CMB);
Federação Internacional de Boxe (FIB);
Organização Mundial de Boxe (OMB).

O levantamento acima mostra que as lutas dos pesos pesados citados terminam pela via rápida em cerca de 90% delas. Ou seja, a cada dez lutas, apenas uma chegou ao fim dos rounds regulamentares. 

É óbvio que sempre haverá exceções, como o cubano Rigondeaux e seus notáveis 80% de nocautes, mesmo lutando com a metade do peso dos irmãos Klitschko, ou o peso pesado Alexander Povetkin, com taxa de 67% de nocautes. 

Afinal de contas, nem só de força física vive o boxe – muitos nocautes são obtidos através da letal combinação técnica + velocidade.

Porém, por ser um esporte de contato e de altíssimo impacto, o boxe é muito influenciado pela força física.

A Segunda Lei de Newton enuncia que força resultante é o produto da massa com a aceleração. 

Ou seja, aumentando a massa corporal (mantendo a aceleração do movimento inalterada), aumenta-se a força resultante. 

Aumentando-se a aceleração do movimento (mantendo-se a massa corporal constante), aumenta-se a força resultante. 

Aumentando massa e aceleração, aumenta-se ainda mais a força resultante.

Isto posto, vamos a outro enunciado da Dinâmica dos Corpos. Potência é o produto da força com a velocidade. 

Portanto, quanto maior a força, maior a potência. 

Como os lutadores mais leves, que são mais rápidos, não conseguem compensar a falta de força apenas com velocidade, os pesos pesados conseguem assim atingir o alvo com potência bem maior, já que a quantidade de massa envolvida é muito maior num lutador da categoria mais pesada do boxe. 

Deste modo, a maior potência alcançada por um soco de um peso pesado tem muito maior probabilidade de fazer uma luta se encerrar por nocaute.

A obtenção de um soco nocauteador vai muito além da força física. 

Técnica de execução dos movimentos, equilíbrio, tempo de reação, velocidade, tudo isto influencia a potência de um soco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário