Foi em 28 de junho de 2011
A vida é cheia de surpresas. É isso que diz o velho ditado, cujo autor é desconhecido. Mas nem por isso ela deixa de ser verdadeira. No esporte também é assim, algumas vezes somos surpreendidos por lances e acontecimentos que nos deixam perplexos, de queixo caído ou orelha em pé – quer dizer, nesse caso com a orelha na boca.
Mike Tyson você deve conhecer. É o ex-pugilista norte americano que já foi considerado como o melhor boxeador por muito tempo. Aquele que tem o rosto tatuado. Mike passou por uma infância nada fácil ao ser abandonado pelo pai, ficando sob os cuidados da mãe. Aos 11 anos, os comportamentos problemáticos lhe renderam um período de internação num reformatório, onde iniciaria o esporte que lhe traria sucesso, fama e dinheiro.
Aos 14 anos, Mike se tornou campeão olímpico dos pesos médios, com 15 campeão juvenil de boxe nos Estados Unidos. Mas as verdadeiras conquistas ainda estavam para acontecer. Em 1986, após 13 vitórias por nocaute, Mike Tyson se tornou o mais jovem pugilista a conquistar o título mundial dos pesos pesados pelo WBC – Conselho Mundial de Boxe. A partir daí o objetivo era unificar os títulos, ou seja, ser o detentor de todos os títulos, fato consumado no ano seguinte, quando conquistou, também, os títulos pela Federação Internacional de Boxe e Associação Mundial de Boxe.
O desenvolvimento físico de Mike foi precoce. Aos 12 anos pesava ais de 80 quilos, aos 15 já era peso pesado, aos 18 seu sparring – o cobaia que luta para praticarem – não ficava de pé e aos 20 tornou-se campeão. Mas o mesmo desenvolvimento precoce lhe foi prejudicial. Aos 30 anos já começava a perder o vigor físico, fato que pode ser comprovado em 1990, quando perdeu a luta para Buster Douglas.
Tyson, em 1991, desafiou Evander Holyfield, mas sua acusação de assédio de uma das participantes do Miss América, o levou a cadeia, onde ficou por três anos, dos seis dos quais foi sentenciado, por bom comportamento. Ao sair desafiou novamente Holyfield. Em 1996 se enfrentaram e Holyfield venceu, Tyson sequer pensou e se recuperou e já marcou a revanche. A nova luta era chamada de O Duelo do Século e se tornou mesmo histórico.
No dia 28 de junho de 1997, aos 40 segundos do terceiro round, aconteceu o inesperado. Tyson, num momento de fúria e falta de bom senso, mordeu a orelha de Holyfield, arrancando-lhe um pedaço. Tyson foi desclassificado, perdeu o combate e foi banido dos ringues por um ano. Ao voltar, acredite, tornou-se vegetariano!